Para começar, 50% dos visitantes anuais de Lisboa viajam para esta solarenga cidade entre junho e setembro.
Como em qualquer cidade em que o Airbnb opera (que, já agora, são quase todas as cidades do mundo) a época alta significa que a procura por acomodação cresce exponencialmente e, portanto, os anfitriões podem praticar preços bastante mais altos.
Por este motivo, é fundamental que os anfitriões que querem rentabilizar as suas propriedades ao máximo durante o verão estejam preparados.
Por outro lado, também convém que novos anfitriões tenham o seu anúncio disponível alguns meses antes, de modo a que tenham tempo de reunir alguns comentários e avaliações nos seus anúncios antes que chegue a época alta.
Mas o que realmente ajuda os anfitriões a terem maiores rendimentos, quer sejam novatos ou experientes, é saberem quais os picos de procura que elevam as tarifas diárias.
A equipa da Houst em Lisboa investigou quais os eventos que vão trazer grandes picos de procura de Airbnb em Lisboa este verão - aqui estão eles:
Durante junho, Lisboa e Portugal no geral entram em ambiente de festa para celebrar os Santos Populares. As Festas de Lisboa, em particular, atraem milhares de turistas à capital.
Decorrendo pelas ruas ensolaradas da cidade, mas especialmente nos bairros históricos do centro, este festival originalmente religioso tem-se desenvolvido com o tempo e oferece agora uma panóplia de eventos, destacando o domínio da cidade em áreas tão díspares como a literatura, a ciência, o desporto e o cinema.
O auge dos Santos Populares ocorre nas marchas na famosa Avenida de Liberdade, nas quais cada bairro da cidade mostra os seus talentos locais com músicos, dançarinos e artistas. As festas decorrem pela noite fora, com grupos de amigos e famílias a subirem as sete colinas, parando brevemente em cada praça para beber uma cerveja e dançar animadamente ao som da música folclórica.
Os petiscos mais famosos da cidade - especialmente as famosas sardinhas - e vinho em abundância completam aquela que é a noite mais memorável do ano para quem viaja para Lisboa.
No entanto, se é residente em Lisboa, é compreensível que queira fugir da azáfama da cidade e relaxar um pouco num sítio mais calmo. Se está a considerar sair de Lisboa em junho, arrendar a sua casa a curto prazo é uma excelente opção para oferecer aos turistas a oportunidade de viver como verdadeiros lisboetas - na realidade, este pico de procura significa que pode ganhar mais 60% do que o normal.
Decorrendo no lindíssimo Passeio Marítimo de Algés, mais de 60.000 pessoas que vão este ano ao NOS Alive vão poder assistir a concertos inesquecíveis, como Bon Iver, The Cure e Vampire Weekend.
O festival também terá algumas bandas portuguesas a atuar, que os festivaleiros poderão ver enquanto aproveitam o sol português. Não admira que este festival esteja regularmente no top 10 de festivais de música europeus.
Com o cenário pitoresco de Oeiras, onde rio e mar se encontram, e apenas a uma viagem de 10 minutos de comboio do centro de Lisboa, os anfitriões do Airbnb estão com sorte. A procura por acomodação em Lisboa vai ser o dobro durante o fim-de-semana do NOS Alive.
Celebrando o seu 25º aniversário este ano, o Super Bock Super Rock é um dos maiores e mais amados festivais em Portugal.
Embora tenha começado em 1994 como um festival de rock, o Super Bock Super Rock abrange agora um maior número de géneros de música, este ano trazendo artistas como Lana del Rey, Migos e Disclosure.
Este ano o festival será na Praia do Meco, apenas a uma hora de autocarro de Lisboa. Isto torna o Super Bock Super Rock ideal para turistas que pretendem combinar o festival com um passeio cultural a Lisboa, ou para aqueles que não gostam de acampar e preferem reservar um Airbnb em Lisboa. Assim, os anfitriões em Lisboa podem esperar uma onda de procura elevada não só durante o fim-de-semana do festival, mas também nos dias anteriores e seguintes.
Toda esta elevada procura por Airbnb’s em Lisboa durante o verão torna o alojamento local bastante tentador - mas nós sabemos que gerir um Airbnb leva bastante tempo, e dá muito trabalho, especialmente se for novato na área.
Nós estamos aqui para ajudar. Com a Houst, vamos gerir o seu alojamento local por si, evitando que tenha de se preocupar com as 24h de trabalho que gerir um Airbnb traz - desde responder aos hóspedes, a limpar a propriedade, trocar lençóis e toalhas, fazer o check-in… A Houst trata de tudo isto, e ainda mantém o anfitrião atualizado com as reservas, progresso e ganhos.
Recomendamos que aqueles que estão a considerar tornar-se anfitriões no verão disponibilizem os seus anúncios assim que possível, para garantir que estão preparados com antecedência. Se estiver interessado/a, teremos todo o prazer em falar consigo.
Experimente a nossa calculadora para descobrir quanto poderia fazer com a sua propriedade - poderá ficar surpreendido/a!